O banquete e o funeral

O pai de uma amiga muito querida faleceu na terça-feira. Ontem cedo fui ao enterro. O primeiro da minha vida, e com certeza não o último.
Em um momento como esses não há palavras que ajudem. O silêncio e a presença eram as únicas coisas que eu podia oferecer.

A família é cristã, e em meio a cerimônia um dos pastores leu eclesiastes 7:2, que diz, "Melhor é ir à casa onde há luto do que ir a casa onde há banquete; porque naquela se vê o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração".

Eu já havia lido essa passagem algumas vezes, porém até ontém, nunca a havia compreendido.
Ao ver minha amiga sofrendo tanto, e o pai dela estendido em um caixão, comecei a refletir sobre minha vida, minhas prioridades, o que desejo para mim. As coisas que ando pensando, onde estão os meus valores e reais necessidades...

É clichê, mas de fato a vida é tão curta. Deus emprestou aquele homem para a minha amiga por 22 anos, e passou tão rápido! e nós nos prendemos em problemas tão triviais, gastamos nossa energia discutindo se "a" é realmente "a", se 1+1 é mesmo 2, querendo juntar tesouro que a traça corrompe, que a crise destrói... perdemos nossas forças e fôlego fazendo aquilo que não nos leva à nada, que não nos garante nenhuma recompensa eterna.
Afinal, o que é a morte senão uma mudança de endereço? seria muita falta de consideração e educação chegar diante de nosso Anfitrião de mãos vazias...

.
.
.
.

Em banquetes ninguém se preocupa em refletir. Neles celebra-se a vida, a conquista. Em funerais chora-se a morte, a celebração da vida eterna acaba dando lugar ao desespero, a saudade.

Enfim, seria meio macabro dizer que prefiro funerais à banquetes. Mas certamente nenhum banquete mudará meu rumo como aconteceu ontem.
.
.
.
.

O "sábio" sabia mesmo do que estava falando...

5 comentários:

Taíssi disse...

nossa que interessante mesmo!
valeu guria, beijos!

JonatasCD disse...

De fato um banquete não traz benefícios... Ultimamente, pra ser sincero, tenho até considerado a questão da gula com relação a os rodízios dessa vida.. mas não vou divagar.

Uma amiga costuma dizer que ama quando está numa situação ruim ou passando por aperto, pois sempre é uma oportunidade maior e melhor de encontrá-lO, de tê-lO.

Meus pêsames à sua amiga.

Agora... depois que você meditou e escreveu isso tudo, você já conseguiu viver algo disso?
Pergunto não para te confrontar, mas para saber mesmo o resultado disso... não que TEM QUE TER algo perceptível, mas sempre que algo muda dentro, a mudança jorra para fora.

Deus te abençoe... vou te colocar nos favoritos do meu blog.

Desfrute a Vida.
[cheguei aqui através do blog da minha amiga 'Vamos para o leve?']

Kessia disse...

Olá Jonatas! valeu pela visita e pelo comentário =)
andei pensando nisso que vc disse.. estou passando por um momento de decisões importantes.. e justamente nessa semana eu estava passando por uma luta interna mto grande...
esse evento foi como apertar o botão de "reset" pra mim.. pra colocar os pensamentos no lugar e parar de sofrer e me torturar por coisas que estão fora do meu alcance..
enfim... praticar é um exercício diário difícil.. mas minha oração tem sido para que Deus me ensine a aproveitar bem meu tempo, de forma que eu disperdice o menos possível..

abs =)

Rosana Steimbach disse...

Pode até ser cliche, mas que sacode agente, sacote... faz pensar, esses dias a mãe de uma amiga tb morreu, não foi ao enterro, mas a verdade é que isso tb me fez pensar bastante...

e o amor é mais forte que a morte.
Gostei mt de sua aplicação.

Bjus menina!

Raphael Rap disse...

Já fui a alguns muitos enterros e entendo que somente a presença e o aconchego visual de ter amigos por perto é o suficiente para confortar o coração. Espero que sua amiga tenha sentido isso.

No mais só tenho a concordar com a Bíblia, é na morte que percebemos a efemeridade da vida em literalidade...