Por que nos decepcionamos?

Desilusão, frustração, angústia, profunda tristeza. Ouso dizer com uma certa segurança que não há na terra um ser humano se quer que nunca se decepcionou ou que nunca se decepcionará. Isto porque todos um dia descobrimos a realidade sobre nós mesmos e os outros: somos todos imperfeitos.

Desde crianças somos criados em um mundo de ilusões, uma tentativa dos adultos, que já conhecem a realidade, de amenizar a visão de um mundo que nem sempre é muito belo.

Por volta dos 10 anos o papai noel, o coelhinho da páscoa, a fada dos dentes, todos eles de repente, nos abandonam. Descobrimos que simplesmente não existem, e que se quisermos algum prêmio, temos que fazer por merecer.

Por volta dos 15 nossos pais deixam de ser nossos heróis para, na maioria das vezes, se tornarem nossos inimigos. Decobrimos que nem tudo é perfeito entre eles. Já não são nossos super-heróis, e agora, temos que nos virar sozinhos.

As garotas, lá pelos 20 anos, descobrem que não existe príncipe encantado. Todos os homens possuem defeitos, e na maioria das vezes, ficamos solteiras porque não conseguimos admitir o fato de que também não somos.

Já os rapazes... bom.. eles demoram um pouco mais para amadurecer. Mas uma hora acontece. E também se dão de cara com a realidade. Nem que seja só quando tiverem uns.... 35 anos.

A questão é que, em algum momento de nossas vidas nos tornamos vítimas da realidade. Em algum momento nossa inocência é violentada, e nada causa mais dor do que e descobrir um dia que algo que você pensava que era de um jeito, na verdade é de outro.

Confesso que isso já me levou à milhares de crises existenciais. Momentos de depressão e tristeza causados às vezes por situações simples, mas suficientes para que eu me decepcionasse comigo mesma e com toda a humanidade.

Por mais dramático que isso soe, quem já passou por isso sabe como é triste concluir que algumas coisas não têm conserto.

Mas a outra questão em tudo isso, e que aliás, é o título deste texto, por que nos decepcionamos?

O meu palpite é que nós mesmos é que somos os culpados. Ora, nos decepcionamos simplesmente porque as coisas não acontecem da forma que idealizamos e queremos que aconteçam. Quando as coisas fogem do nosso controle e tomam rumo próprio, ficamos desorientados. Quano o nosso padrão e a nossa visão do certo e errado não são seguidos à risca, nossos planos são frustrados.
Basta um sopro para que nosso castelinho de ilusões desabe...

A última questão, porém é a forma que reagimos diante disto tudo. Na maioria das vezes insistimos em permanecer na condição de vítimas e não nos damos conta de que a realidade só existe porque primeiro nós existimos: para mudá-la, precisamos primeiro mudar a nós mesmos.

7 comentários:

Anônimo disse...

é... no fim nos decepcionamos mesmo pq idealizamos demais as coisas. na nossa mente tudo é perfeito, enquanto a realidade sempre tem imprevistos... o complicado é não imaginar, idealizar. principalmente pra algumas pessoas. e pode ser bastante dolorido...

obrigada por seus comentários, kess. e camus é realmente apaixonante. rs. tenha um bom fim de ano! ;)

até breve!

Catarina disse...

olá!
gostei da parte que vc fala dos meninos e das meninas!
mas acho q mesmo que se decepcionar seja "nossa culpa", acho q não podemos mesmo escapar disso. Vai sempre fazer parte das nossas vidas, pq não temos como controlar a idealização das coisas e pessoas que nos cercam porque a maior parte das pessoas está sempre a sonhar com alguma coisa! fazer o q né? bjksss e vlw pelo comentário!incipeencantado

Anônimo disse...

Um bom vislumbre de várias fases da vida. Nós nos decepcionamos porque vemos que a imaginação infantil é irreal ou porque perdemos a imaginação infantil?

Raphael Rap disse...

Criamos nosso mundo, moldamos nossa realidade, nada mais comum que percebermos dia após dia que isso não passa de mera ilusão. Apesar de que, a própria ilusão é um produto de nossa própria percepção...

Anônimo disse...

muito sábio esse post e concordo com ele plenamente. a diferença está na nossa reação e confesso q estou farta de bancar a vitima

beijos e boa semana

Unknown disse...

Sarah, é mto dificil mesmo.. mas acho q é um exercício.. tb n podemos nos tornar radicais a ponto de desconfiarmos de tudo e de todos... é dificil achar um equilibrio né...

catarina, acho q temos certo controle sim.. talvez n completamente.. mas é possivel vigiar..

teo, acho q os dois.. qdo perdemos a imaginação infantil descobrimos q algumas coisas são irreais... mas faz parte né...

rapha, verdade... tudo é fruto da imaginação.. alias.. o q é real??!!! rsrsr

andreia, nossa postura influencia mto.. acho q qdo nos damos conta realmente de q tdas as coisas cooperam p nosso bem, meu pto de vista mudou um pouco...


mto mto obrigada pelos comentários gente =)

Tiffany disse...

é o que eu sempre falo, mas me chamam de insensível...

eu prefiro pensar no pior, mas não de uma forma dramática, assim se algo bom acontecer eu ficarei feliz, e se não, já imaginava minha decepção.

entende?