aprendendo a ser humano..

Todos os anos o professor de Medicina Legal da facu dá um trabalho para os quinto anistas. Esse trabalho consiste em visitar um asilo e um lugar que cuide de crianças, tipo uma creche ou um abrigo. Devemos arrecadar o máximo de doações possíveis, e em troca levamos 2 pontinhos no 3º e 4º bimestre. É uma tentativa muito louvável de "humanizar" os alunos, e de fato, bem sucedida.

A questão é que ontem a turma inteira foi visitar um abrigo de crianças tiradas de suas famílias por ordem judicial. Todas elas, de alguma forma haviam sofrido maus tratos, e estávamos proibidos de até mesmo tirar fotos, pois muitas poderiam correr risco de vida se alguém soubesse que elas estavam lá.

Minha amiga levou um kit de pintura de rosto, e nós duas descobrimos uma habilidade que nem mesmo sabíamos que tinha! haha pintamos os rostos e as mãos de algumas crianças, e foi a maior festa. Decidimos que se o direito não der certo, vamos montar um negócio de pintar rosto de criança em festa de aniversário, e aonde nos pagarem bem! rsrs

Enquanto eu pintava uma mãozinha, errei um traço do desenho e disse "putz! que droga.. errei...vai ficar feio! ", daí a menininha linda, de 8 anos, vira pra mim e fala "calma tia, não precisa ficar triste. Ninguém é perfeito. Todo mundo erra. É assim mesmo. O desenho não vai ficar feio."
Eu olhei pra ela e quase chorei. Tão pequena e já havia aprendido com dor o que a gente custa a aprender. Ningém é perfeito.

E o mais gratificante deste tipo de trabalho voluntário, não é apenas sentir como um pouquinho da sua atenção pode ajudar alguém, mas também, sentir que no final, a pessoa que acaba mais beneficiada é você mesmo.

A maioria dos meus colegas nunca havia feito algo assim na vida inteira. Na verdade pra mim não foi muita surpresa. Desde sempre meus pais envolveram a família nesse "negócio de ajudar o próximo" e eu sou muito grata a Deus por isso. Tenho a teoria que, se desde pequenos não somos ensinados a ajudar os outros de alguma forma, quando nos tornamos adultos, na maioria das vezes já é tarde demais.

Eu apenas fico um pouco revoltada, porque isso independe de religião ou crença. Pramim é mais uma questão de valores, de cumprir o seu papel na sociedade. É uma questão moral.

Eu poderia escrever um texto inteiro jogando a culpa no sistema capitalista, na inabilidade do Estado em fazer funcionar a Constituição Federal, cheia de ideais utópicos, e em um monte de coisas...
mas no final, a conclusão que eu chegaria seria sempre a mesma. No final, nós somos os culpados. Porque nós é que nos deixamos levar pelo egoísmo instrínseco ao capitalismo, nós é que somos Estado, e se o Brasil está uma bosta, é por pura negligência nossa. Saímos nas ruas pra celebrar odia do crente, do gay, da mulatas dançando peladas nas ruas (vulgo carnaval), pra legalização da maconha, e para um monte de outras coisas, e depois temos a cara de pau de não assumir nossa culpa.

Você vê pessoas deprimidas por todos os cantos, porque não têm dinheiro pra andar na moda, adolescentes querendo se matar porque a vida é uma porcaria, sendo que o papai paga até as fraldas e chupetas deles. (Meu.. juro que às vezes da vontade de espancar uns adolescentes haha e uns adultos também!)Somos contaminados pela reclamação e andamos 40 anos em círculos do lado da terra prometida... sem perceber o quanto temos pra dar.

Semestre que vem vamos a um asilo. Nunca fui em um, e já estou me preparando psicológicamente.. rs



-----

A Andréa me passou um meme =)

sei que meu post já está longo, mas vou responder mesmo assim!


Três alegrias:


1- minha familia

2- meu namorado

3- música!

Três medos:

1- me tornar igual aqueles que hoje eu condeno

2- ser traída

3- de não alcançar meus sonhos

Três objetivos:

1- aprender a ser verdadeiramente humildade e a amar o próximo como a mim mesma..

2- tornar-me uma profissional competente

3- Conquistar meu primeiro milhão aos 30 anos (hehehe)

Três obsessões atuais:

1- esse blog

2- falar com o Andrew

3- me preocupar com as coisas da facu...



Três fatos surpreendentes:

1- este ano eu me formo e não tenho a mínima idéia do que vai acontecer com a minha vida ano que vem.

2- Descobri do que se trata o verdadeiro cristianismo há uns 3 ou 4 anos atrás..

3- amo minha família mais do que eu consigo demonstrar.

Passo para:

a Catarina do Romanos 12:2
a Rosana do Vamos para o Leve?
e para a Bruna do Meu Castelo

16 comentários:

Ariana Coimbra disse...

É sempre bom ajudar as pessoas né?
Ser caridoso!
Legal essa atitude do seu professor!


Adorei as respostar do meme, bom saber um pouco mais sobre ti!


Beijo

Anônimo disse...

Oi!
Muito bonito o seu post de hoje, Késsia, e concordo quando você diz que é a gente que aprende quando vai em um lugar como esses. O que a gente tem que fazer agora é não esquecer o que a gente viu...

Raphael Rap disse...

É realmente interessante o que lugares como esse podem nos mostrar da realidade da qual sempre queremos fugir...

Asilos são interessantes. Cuidado com os velhinhos! hehehehehe

Isabel disse...

puutz,kessia,que post lindo.
quem sofre aprende rapido demais.
e concordo com vc sobre adolescentes babacas que querem se matar.se bem que ás vezes sou uma,mais depois paro para pensar que existem pessoas piores do que eu,como as crianças do teu post.
beeeijos.

Lavrador disse...

Assalamu alaikum!
Compreendo muito bem quando diz que descobriu há três anos o que é o verdadeiro cristianismo...eu descobri faz 10 anos longe da pátria e da religião: Guiné-Bissau.
Continue firme no Senhor pois já vi muito filho de pastor se desviar do Caminho. Conheciam a religião e fartaram-se dela. Como não tiveram oportunidade de saber o que é o verdadeiro cristianismo...
Deus a abençõe no seu curso, e se Ele a convidar par deixar tudo e ir não hesite. Os melhores momentos da minha vida foram passados em África partilhando O Evangelho entre os muçulmanos. Não troco isso por nada no mundo e se me quiserem chamar de louco que chamem...estou-me nas tintas!!!!!

Kessia disse...

lavrador, às vezes sinto q uma hora esse dia vai chegar...

obrigada pelos comentários gente =)

incentivo a todos a fazer trabalho voluntário.. nos ensina mto mesmo...

bjs!

Catarina disse...

q lindooooo, amei receber o Meme...
sempre quis um, rs
então,
fui a um asilo há um tempo atrás.
Sabe, foi muito marcante, saber que aquelas pessoas só querem o carinho da família, só querem alguém que os escute.
Acho que coisas assim, sabe, que eu costumo chamar de "mundo real" e não aquela realidade muitas vezes "igrejada" a que estamos acostumados. O cristianismo tem que estar lá principalmente, esse é o maior desafio.
Passa lá no blog pra ver a resposta do MEME tá?
bjs
and thank you!

T disse...

eu acho que eu choraria :\
sério
é sabedoria demais né?
palavras tão puras, caramba.
fica bem garota ;*

Juuu disse...

Nossa guría...
Muito linda a sua experiência!!

E infelizmente, nem todo mundo tem esse PRIVILÉGIO de ser uma pessoa de bom coração!

Parabéns, por essa conduta, por ter VALORES!!

:))

Bruna (in off) disse...

Somos nós os grandes responsáveis pela sociedade que formamos e pela nação que temos. Todos nós cidadãos estamos no mesmo patamar de igualdade no que diz respeito a essa culpa e responsabilidade de fazer as coisas mudarem. É muito fácil mesmo colocar a culpa só nos governantes e não olhar para insuficiência de nossas acões.

Belo post!

valeu pela indicação do meme...vou pensar direitinho como vou responder às perguntas...

BjoS!!

.a nega do neguinho. disse...

Posso dize que chorei ctg daki!

Já partcipei muito de trabalhos voluntários..
queria ter tempo de ainda puder fazer isso!

=/

a culpa:
do nosso espelho!
que reflete aquilo que não queremos ver muitas vezes..NÓS MESMOS!

beiju linda

A N D disse...

a culpa é das pessoas e vai continuar assim, quer apostar?
e essa garotinha de 8 anos se continuar pensando assim vai ter um futuro brilhante com certeza.

Anônimo disse...

poxa que massa! eu nunca me resolvi em nenhum projeto + tento fazer o máximo com as pessoas que cruzam o meu caminho.. adorei as respostas do meme

beijokas

Anônimo disse...

É uma satisfação ajudar.. mesmo que seja com coisas simples...

fjunior disse...

sim, sim, sim concordo em gênero, número e grau... fala pra mim mesmo... as vezes ficamos esperando aqui ou isto acontecer pra começarmos algo assim e acaba q nunca fazemos nada....

saudades
beijo

Maldito disse...

Ei! Qual um mês sem postar,...faz isso com a gente não!
Retornaaa

Inté